Inicio Sorteios Parcerias Quem escreve Image Map

2 Depressão e tristeza: você sabe diferenciar?


Sintomas das duas são parecidos. Prestar bastante atenção neles ajuda a identificar o que está acontecendo.


Google Imagens


Muitas vezes a tristeza e a depressão se confundem. Sintomas como perda de apetite, sentimento de impotência, expectativa baixa, melancolia e dificuldade em realizar atividades do dia a dia costumam ser compartilhados entre os dois estados - e podem levar a falsos diagnósticos.
Enquanto a depressão precisa de tratamento e acompanhamento médico, a tristeza tende a passar com o tempo.
- O sentimento de tristeza é inerente à condição humana e a depressão é uma doença que precisa ser levada a sério e ser devidamente tratada, para que não se cronifique e fique mais grave - explica o psiquiatra Deyvis Rocha.
A depressão é um transtorno afetivo com evolução clínica que resulta em períodos de humor triste, diferente de simples desânimo, mau humor, estresse ou preguiça. Segundo o psiquiatra, ela afeta pessoas de todas as idades e, se não for tratada, pode levar até ao suicídio. É importante que, na presença dos sintomas por mais de duas semanas consecutivas, o paciente procure assistência médica.
A tristeza, por outro lado, é um estado desconfortável que pode ser causado por acontecimentos como a perda de um ente querido, a lembrança de momentos difíceis ou o fim de um relacionamento. Pode ser uma dor psíquica ou moral, e se manifesta através de vontade de chorar, sentimento de impotência, desmotivação e angústia. Mas é um sentimento passageiro, e a pessoa triste ainda consegue se alegrar com situações do dia a dia. Gradualmente, esses sintomas diminuem e a rotina é retomada. O Dr. Deyvis ressalta que na depressão os sentimentos têm uma conotação mais negativa que na tristeza, e a pessoa tem mais dificuldade em retomar a alegria e o prazer.
O psiquiatra diferencia os sintomas de cada uma:
Insônia: sintoma comum de depressão, a insônia impede que a pessoa tenha um sono reparador, acordando no meio da noite ou não sentindo sono nos horários apropriados.
Distúrbios alimentares: a perda ou o aumento do apetite costumam ocorrer em pacientes com depressão, gerando uma diferença no peso de até 5% da ordem normal.
Dificuldade em aceitar o "não": é um sintoma típico da tristeza. Normalmente, a dificuldade em aceitar uma realidade provoca desmotivação, além de interferir na autoestima, enquanto a rejeição e a incapacidade de encarar obstáculos provocam angústia e tristeza profunda.
Alteração de humor: normal em casos de depressão, em que o humor varia várias vezes ao longo do dia, junto com sentimentos de vazio e melancolia sem causa aparente - ou, quando uma causa é identificada, ela é desproporcional ao estado de humor.
Deyvis Rocha aconselha: manter a rotina equilibrada é uma forma de espantar a tristeza e se prevenir da depressão. Hábitos saudáveis, exercícios físicos, distância das drogas e do álcool e horários regulares de sono são maneiras de enfrentar a síndrome de "ficar de pijama em casa o dia todo". No caso da depressão, além do acompanhamento médico, é importante que o paciente conheça seus limites e encare a doença de forma positiva, não se comprometendo com atividades que não pode cumprir.

2 comentários:

  1. Bem dificil conseguir distinguir uma da outra. Mais as dicas foram bem explicadas. Gostei de saber mais.
    Bjos...

    ResponderExcluir

Obrigada por prestigiar meu blog.
Volte sempre.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Coisas de Gabi © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.